parques..." /> parques..."/>

NOVA LIMA


Nova Lima é uma cidade com localização geográfica e infraestrutura privilegiadas. O município é conhecido em razão da beleza das montanhas e dos parques ecológicos – com lagoas e cachoeiras – e das matas remanescentes da Floresta Atlântica, entre as quais a Mata do Jambreiro. Os bairros são urbanizados, com ruas asfaltadas e saneamento básico. Outro importante atrativo de Nova Lima é a arquitetura das igrejas e monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
O fator facilitador da gestão do turismo em Nova Lima foi a polarização do município em cinco rotas turísticas: Rota Sede, Rota Honório Bicalho, Rota Vila da Serra, Rota 040 e Rota Macacos. Essa polarização se deu pela fragmentada formação e expansão territorial da cidade, que originou várias “Novas Limas” de uma só.
Localizado no km 12,5 da MG-030 – estrada que liga Belo Horizonte a Nova Lima, o Vale dos Cristais é o primeiro bairro inteiramente planejado da região metropolitana de BH
  • •Bicame: bom para quem gosta de uma cervejinha nas tardes de sábado e domingo e naos noites.
    •Distrito de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecido como Macacos, é repleto de pousadas,cachoeiras e bons restaurantes cercados pela natureza exuberante.
    •Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, na Praça Bernardino de Lima: Segundo Germain Bazin, “É a mais completa ornamentação de igreja concebida pelo nosso artista… a tribuna do coro, com seus balaústres rendilhados, é de um desenho recortado muito elegante que lembra o Carmo, de Sabará… o altar-mor é uma obra-prima, está tão próxima do de São Francisco de Ouro Preto que deve ser do mesmo período…” [1]. Essas obras foram doadas por George Chalmers.
    •Outras construções religiosas do século XVIII: Igreja do Rosário, Capela de São Sebastião de Águas Claras e Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos.[7]
    •Bairro das Quintas: marcado por construções de origem inglesa, desde o período de instalação de uma mineradora no século XIX.[9]
    Centro de Memória: localizado na antiga casa de Padre Freitas, mais tarde cedida a ingleses, guarda mobiliário, tradições orais, coleção de relógios de parede e outros objetos associados à chegada dos ingleses na região.[11]
    •Torre Alta Vila: centro de entretenimento - Hard Rock Cafe. Permite a vista de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.
    •Estádio Castor Cifuentes: mais conhecido como Alçapão do Bonfim e distrito de Macacos e Honório Bicalho.
    •Festa do Cavalo,que é realizada no meio do ano com realização de rodeio e grandes shows musicais.
  • Domingos Rodrigues da Fonseca Leme descobriu o rico Ribeiro do Campo (hoje Ribeirão do Cardoso), em data anterior ao ano de 1700. No encontro daquelas águas com as do Ribeirão dos Cristais, surgiu o Arraial das Congonhas, construído pelos mineradores do ouro.

     O Arraial passou a denominar-se Ribeiro do Campo, sendo referido também, em documentos, como Ribeirão das Congonhas.

     Há fortes indícios de que a revelação de ocorrências de ouro em seu leito, conforme determinação real, não fora praticada, senão no ano de 1700, quando da visita do Governador da Província (que compreendia o Rio de Janeiro, São Paulo e as Minas Gerais), Arthur de Sá e Menezes.

     Após a elevação de Sabará à condição de Vila, em 1714, o Arraial das Congonhas passou a chamar-se Congonhas do Sabará e era um “Termo” da Comarca. "Termo" correspondia à "Freguesia", naquela época, ou ao município de hoje.

    ¿Necesita asistencia?

    Nuestro equipo esta a su servicio 24/7 para ayudarlo con sus problemas de reserva o responder a cualquier pregunta relacionada.


    Copyright © 1999 Embrasil.com All rights reserved. Developed by Proda Software